terça-feira, abril 7

Porque o mau Gosto é Bom e Necessário.




Um dia desses, cruzei com uma "fulana" em um coquetel de lançamento de Coleção.




Era um desses dias que a gente está se sentindo ótima; com um look preto desbotado bem surrado e um par de scarpin fantásticos,
que me deixava quase que com vertigem de altura (rsrs).

O cabelo bem bagunçado ao estilo “day after” que as francesas tanto gostam, os lábios ligeiramente pálidos.
Nos cumprimentos entusiasticamente quando de repente alguém me apresenta a menina ao lado, a fulana, que até agora havia passado despercebida por mim.

Eu saquei aquele sorriso que a gente tem armazenado para essas ocasiões e os dois beijinhos de sempre.

Foi quando notei no pescoço dela: um colarzinho de pérolas desses bem clássicos.
O branco daquele colar quase me deixou cega e eu quase derrubei o meu drink!


There’s something about girls in pearls que me deixam mais em contato com o meu senso de inferioridade.
Ali ela estava. Perfeitamente clássica e satisfeita.
Com o seu ar de maturidade e plenitude ela só podia ser infinitamente mais feliz do que eu.

Pensei em correr pro banheiro, para o trocador, arrumar os cabelos, achar o cardigan que eu sempre carrego na bolsa, no carro.
Pensei na minha mãe, que já acorda impecável e o que ela acharia de mim :
–drink em uma mão, cigarro na outra.

Lembrei do blazer de tweed que eu sempre “roubo” emprestado do seu armário e me perguntei porque (pro meu desespero) ele não estava comigo naquele momento.
Se o bom gosto esta ali, ao meu alcance, porque eu insistia em flertar com o mau gosto?

Dizem que gosto não se discute mas eu discordo.
O bom gosto é bom e pronto.
Quem vai desconfiar da elegância de um cardigan azul marinho de uma camisa bem cortada ou...
de um colarzinho de pérolas na altura perfeita?!?

De repente me vem a cabeça uma lista de mulheres conhecidas pela sua elegância,
todas adeptas dos tais fios: Audrey Hepburn, Diana Vreeland, Princess Grace e ...ai não, de repente eu era Maria Callas e ela Jackie O!

Isso sem falar em Coco Chanel que coberta por um simples vestido de jersey preto e alguns colares mudou para sempre a nossa noção de elegância.
Com o seu design limpo e modernista, Coco produziu o que entendemos como clássico até hoje. O famoso cardigan, a famosa bolsa de corrente dourada e os famosos colares.

Quando Coco Chanel surgiu é como se as placas tectônicas do mundo da moda tivessem se mexido,
formando um novo continente: o continente do clássico Chanel.
Na formação desse continente da elegância, no entanto,
Chanel teve mais do que um simples flerte com o mau gosto.
E eu não estou falando de dormir com nobres e generais (é engraçada as vezes a disparidade entre criador e criação) mas da agilidade com que Chanel circulava no submundo da moda.

As famosas pérolas oferecidas pelo Gran Duke Dmitri Pavlovich raramente viam a luz do dia já que Chanel preferiu copiá-las e usar as falsas.
“o gosto” ela afirmou, “estraga alguns valores do espírito, o próprio gosto, por exemplo”.
A idéia de brincar de mau gosto , portanto, não é nova nem é minha.

E foi assim,
tentando be myself que eu quase me desequilibrei do meu salto...
Um colar de pérolas tornou isso tão óbvio.
Eu usava o meu cabelo bagunçado,
ela era a elegante moça da tarde ...

mas uma èrrima logo se destaca ...

Foi quando na tentativa de quebrar o silêncio comentei sobre um "documentário" que assisti recentemente sobre o império bizantino...
-“ Ah! Eu queria muito ir a Constantinopla” ela responde, toda confiante ...
E com aquele comentário ela me devolveu de volta a vida!!!
A minha vida Èrrima de sempre!!

Ela podia até estar perfeita, com aquelas pérolas,
mas eu pelo menos sabia uma coisa ou outra sobre história ...

ah... meus deuses ...
não adianta mesmo ...
rsrsrsrs

bjos bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte tudo para mim ...

Related Posts with Thumbnails